sábado, 23 de fevereiro de 2008

Caméliando


Passeando no meu terraço, nem sei que lhes diga, deparei-me com uma profusão de rosas do Japão, nascidas de japoneiras que lá tenho e que trato com algum carinho.
Porque o meu blog me entretem imenso e não vou ao terraço todos os dias, não dei conta da força anímica delas nestes últimos tempos.
Com folhagem carregada de verniz e o seu tão belo e colorido cetim, as japoneiras são um encanto. Como encanto é toda a Natureza. Deliciei-me a observá-las, coloquei-lhes umas estaquitas, para ver se uma rabanada de vento mas não leva, a ver vamos.
E lembrei-me do Parque situado à entrada de Sintra que, de vez em quando visito e que está recheado delas e de cantinhos bonitos, com fios de água fresca que só embelezam e as alimenta. Não fora o péssimo trânsito daquela zona e mais vezes lá iria, mas começo a não ter paciência para certas coisas.
E continuando a caméliar, uma notícia a propósito. A Associação CAMPO ABERTO convida toda a gente através da Net, a conhecer a colecção de camélias com mais de 300 variedades, existentes no Viveiro Municipal do Porto, na Rua das Areias, em Campanhã. É dia 26/02 às 14h e 30m.
A Camélia ou Rosa do Japão entrou em Portugal no início do séc. XIX vinda do Japão e trazida por um portuense muito rico, para decorar o jardim da sua casa. E foi do Porto que se espalhou por todo o país. No Norte, a japoneira tem muito boas condições de vitalidade, devido à muita humidade. No resto do país é menos frequente ver-se, mas na nossa zona também se vai dando.
E cantando, " Camélias tão rubras, tão vermelhas, tão cheias de cetim. Camélias... " me vou andando.

Etiquetas:

1 Comentários:

Blogger alcinda leal disse...

Adoro camélias!!!Abençoado portuense que nos trouxe tal beleza e a da sua foto é linda!
Até me apetecia ir ao Porto...
bjs

25 de fevereiro de 2008 às 19:13  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial