sexta-feira, 9 de maio de 2008

modos de vida



UM DIA SEM RISO É UM DIA PERDIDO

Não perdi este dia apesar de ter rido pouco. O andar nas ruas cruzando com todo o povo, numa altura destas, não dá que rir. Mas encontrei este pândego, qual Mimo, que mesmo sem vontade, ria e fazia rir os transeuntes. Uma caixa colocada lateralmente, dizia a todos que era urgente fazer qualquer coisa para se sobreviver. E como o que tem que ser tem muita força, utilizava toda a que tinha, para fazer dinheiro. Mais à frente um duo muito jovem, brincava com o fogo, fazendo efeitos engraçados. Um deles fingia que engolia fogo, para em seguida o vomitar, numa de ... nem sei de quê. Mas estes trabalhavam, como podiam.

Outros há que nada sabem fazer, porque não querem.

Mais além um outro faz de Homem Estátua, parado e quedo que nem um rochedo. Difíceis todas estas artes. Fazem-me pensar e muito, em como a vida é dura para todos. Será que, desta maneira, conseguem uma sopa diariamente? E cama onde dormir? Terão algum subsídio?

Houve um que me disse que tinha um curso feito no Chapitô, mas que não conseguia mais nada que aquilo, uma vez que a maior parte das empresas circenses, onde pode trabalhar, são empresas familiares e não estão muito bem financeiramente.

Gosto de comunicar com as pessoas que se cruzam no meu caminho, até para compreender um pouco melhor a vida. Mas encontro gente muito fechada, aparentemente receosa de algo dizer, enfim.

Visitei uma feira de antiguidades. Outra das coisas que me impressiona. Dou conta de todo o comércio estar paradíssimo, a ponto de haver muitas lojas que abrem e fecham sem vender nada diariamente. Ao olhar para uma feira de antiguidades, não compreendo como é que vivem essas pessoas, pois muita gente vai ver, mas raramente vejo vender alguma coisa.

E são estes e outros modos de vida que me fazem pensar.

Etiquetas:

2 Comentários:

Blogger alcinda leal disse...

Mas que bonitas fotos!
Parabéns! tem que me dar umas aulinhas de fotografia, está bem?
Bjs

10 de maio de 2008 às 00:49  
Blogger biabisa disse...

Olá! Está a brincar comigo? Quem precisa de umas aulas suas de outro género sou eu. Nem sequer consigo instalar o Picasa, não sei alindar o Blog, nem aprendi a pôr-lhe música!
As fotos ficaram giras. Foram tiradas na Baixa de Lisboa, mas nem sequer foram tratadas. Bjs

10 de maio de 2008 às 17:14  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial