sexta-feira, 21 de março de 2008

Vivo

Vivo num Afganistão de amor. No das aves e das flores, no dos sentimentos. Aí existe um lago enorme onde se banham seres de variadas espécies, onde voam inocências perfiladas ou não, quase militarizadas pela farda.
Também e, obrigatoriamente, porque não é o que melhor gosto de fazer, conheço outros seres diferentes dos 1ºs, pela alma. Talvez até tenham fisicamente mais beleza, mas debaixo dessas carapaças brilham e cultivam-se baixos valores do que aqueles que os dignificariam. Verdade se diga que desconheço até que ponto a palavra dignificação tem o seu próprio sentido. Há uma quantidade de, aquilo a que eu chamo valores, se transformaram, como alguém me dizia; só não conseguiu dizer-me em quê. Continuo sem saber a resposta. Assim:
Em que se transformou a VERDADE ? Transformou-se em quê ? E a AMIZADE ? Transformou-se em quê ? A sinceridade transformou-se em hipocrisia ? Então esta passou a ser um valor moral.
Assim onde colocaremos a ética ? É uma figura de estilo virtual ?
Sem querer escorreguei para um assunto de que não queria falar, por não conseguir chegar a lado nenhum e, não gosto. Pobre inteligência, que nem sempre é longa !
Tudo porque fui obrigada a falar na existência de seres com alma, no meu Afganistão.
Prefiro desconhecimento num país que é o meu, mas no qual nada tenho gratuitamente. Sugaram-me a vida e continuam a sugar-ma, porque ainda me não levaram o tutano. Não tardará, mas, por enquanto, ainda o vou tendo.
Gostaria de poder amar o meu país e rejubilar com o seu Hino e a sua Bandeira, mas não dá. Há muito que sangra e que desconhece os seus filhos, matando-os lentamente.
E vive-se, como pássaro menos livre, num dourado lar de seu exterior, por ser um país de aves, de flores, de cores e de sentimentos. Brilha nele um Sol que quase é gema, mas não creio que brilhe a tão desejada felicidade.
E é dia da poesia. Lembremos os poetas do incógnito. Os incógnitos, porque os outros existem há muito e nem sempre são os melhores.

Etiquetas:

2 Comentários:

Blogger alcinda leal disse...

MINHA AMIGA VIVE NUM PAÍS «DE AVES ,DE FLORES, DE CORES E DE SENTIMENTOS» o que é talvez um privilégio!!!
Há poesia no ar, é preciso optimismo ou será otimismo?
Uma boa Páscoa! Bjs

21 de março de 2008 às 19:25  
Blogger notyet disse...

Quanto a mim é talvez pessimismo.
Senão porquê ir para tão longe...

22 de março de 2008 às 10:37  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial