domingo, 13 de abril de 2008

Ribatejo







Saí de casa cedo para inaugurar a auto estrada que, da Arruda dos Vinhos, nos leva ao Ribatejo. Sempre, mas principalmente nesta altura, o Ribatejo é de um verde fresco que enche as almas.

Os arrozais, as plantações de cenouras, batatas, cebolas, etc., até aos laranjais e limoeiros em flor, grandes extensões de meloais, os flamingos na procura de subsistência e as altivas cegonhas com ninhos a cem pés de altura e a artesanal pesca no rio, de onde vem algum sável ou fataça. Veio-me à ideia o meu 1º ano de trabalho, no concelho de Vila Franca de Xira, numa pequenina povoação ( hoje enorme) Vala do Carregado que estava situada rés vés ao rio Tejo. Algumas vezes fui em passeio ao cais e observei certas espécies piscículas aos saltos, como que a virem visitar os humanos. Hoje esta povoação quase se desconhece, tal o seu tamanho e progresso. Mas continuando a falar no dia de ontem...
Desta vez não vi folclore nem cantares ribatejanos, mas vi lindos cavalos e touros em belas pastagens.
Só me faltou um fandango.
Fui jantar a Samora Correia ao Restaurante O Porto. Comi um típico prato de açorda de ovas com sável frito, bem regado.
A todos convido a fazerem esta viagem e desfrutar das maravilhosas paisagens da lezíria acompanhada das belezas desta nova auto estrada.


Etiquetas:

2 Comentários:

Blogger alcinda leal disse...

Os campos estão lindos!
Eu andei pelo Alentejo do grande lago do Alqueva e também apreciei isso!
Verde matizado de vermelhos, amarelos, liláses... enfim uma paleta de cores que nos afaga a alma!
Por acaso amanhã vou ao Ribatejo mas é mesmo um passeio mais urbano e gótico... já que Santarém é a capital do gótico...bjs

14 de abril de 2008 às 23:58  
Blogger Joaquim Moedas Duarte disse...

Viva o meu Ribatejo.
Tenho de lá ir! E se eu gosto de açorda de ovas com peixe do rio!

Obrigado pela sugestão.

16 de abril de 2008 às 23:15  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial