quarta-feira, 16 de abril de 2008

A Voz





Dia Mundial da Voz
Passa hoje mais um Dia Mundial da Voz. No passado fim de semana fui a um espectáculo na Aula Magna, ouvir bons conselhos de bons otorrinos e boas canções de bons intérpretes.
Uma das profissões que mais sofre com a voz é, sem dúvida o Professor. Porque ninguém lhe ensinou a colocá-la, porque tinha turmas de 48 e 50 alunos e era preciso ser ouvido, etc., etc., etc..
Sendo o Homem o único ser humano com possibilidade de comunicação oral, o mesmo Homem estima muito pouco a sua voz. Os velhos hábitos de fumar e beber, os esforços vocais que fazemos e aos quais não somos capazes de fugir, são contínuos malefícios para a nossa voz. E há vozes que permanecem sempre nos nossos ouvidos - Pavarotti, Mª Callas ou Luísa Tody e outros, foram o supra sumo do bel canto. Com certeza estimaram e trataram da sua voz como ninguém.
Bocelli é ainda hoje o meu perfeito ídolo clássico, muito embora ouça com prazer Carreras, Plácido Domingo e a nossa tão querida Helena Vieira.
Mas a voz nem sempre serve para cantar. Serve, principalmente, para comunicar, para sentirmos a alegria de um convívio são e amistoso. Serve para rirmos e gargalharmos, coisa única dos humanos. Não sei se não serão estas coisas concedidas apenas ao Homem, a nossa alma. Já que os animais não a têm, mas também não falam, nem riem. Mais uma dúvida a acrescentar a tantas...
E, se gostam da vossa voz, estimem-na, porque é uma maravilha da criação.

Etiquetas:

2 Comentários:

Blogger alcinda leal disse...

Que nunca a voz lhe doa e continue a dizer e a escrever coisas bonitas!
Até 5ªfeira

16 de abril de 2008 às 22:39  
Blogger biabisa disse...

Obrigada, colega! Só tenho pena de ter que a calar mais vezes do que devia por não conseguir os objectivos a que me proponho. Não encontro ninguém que seja capaz de me negar um pedido, só que nunca ninguém mo concede. E tenho calado muito a minha voz, mas a maior parte das vezes é a experiência da vida que me obriga a calar. Bjs Luísa

18 de abril de 2008 às 18:52  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial