domingo, 18 de maio de 2008

jacarandás



JACARANDÁ (fruto)


Na minha mensagem anterior falei numa flor de encanto, da árvore jacarandá. É uma flor tubulada, anilada,muito saborosa, de pólen, para os insectos, principalmente os zangãos. No entanto a sua inseminação não é feita por eles, mas pelo vento que rouba as sementes aos seus frutos. Mas não ficaria completa a minha lembrança, se me esquecesse deles. Castanhos, bitonais e quase tão duros como a madeira. A propósito de madeira, em tempos muito idos, a madeira desta árvore era utilizada para marcenaria de LUXO. Quase sempre e ainda hoje, estes frutos são utilizados por certos artesãos para a execução de lindas flores.
Conforme esta árvore respeita o Verão vivendo muito nele, também respeita o Inverno com a sua nudez. Amanhece de flores para mais tarde se vestir de verdes folhas. É de folhagem caduca.
E, para finalizar este assunto, apenas um pedido, Não passem indiferentes perto desta beleza natural. Há pelo menos uma no centro da cidade, perto da Havaneza. Ela já começou a chegar, em breve estará aí com toda a pujança. Abram-lhe as portas, deixem-nas entrar, para vosso gaudio. Bom domingo !

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial