quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

ciclone

Aniversário da Xana
A Violência de um Acordar
Eram + ou - 4h da manhã. A minha casa, pelo som, era o fim do mundo. Das varandas voavam estendais, vasos com os respectivos pratos e telhas. Sentia-se um vento ciclónico capaz de tudo levar.
Com este acordar até tive medo de me levantar da cama e ir ver o que se passava. Aguentei mais um pouco e, por fim, liguei a T V e vi um pouco de um filme para ver se me abstraía do zangado da Natureza.
passado algum tempo e a pouco e pouco, tudo serenou. Mas já não consegui conciliar o sono. Ainda me sentia nervosa do susto do despertar. Sentia chuva e assim fiquei até às 8h da manhã. Aí tive mesmo que me levantar. A 1ª coisa que vi estragada foi o mosquiteiro do quarto. Com calma terei que o consertar, ou mandar cá alguém. Depois a minha varanda norte cujos vasos pareciam ter andado em rodopio. Terra e mais terra pelo chão; o tomateiro tro pical bem longe do sítio . Os vasos das hortenses tinham mudado de sítio para mais de 2 metros de distância. O vaso das tulipas, de pernas para o ar.
Tudo se compôs, menos a roseira de Sta Teresinha, que, me parece, partida. Meu Deus!
Como a Natureza se revolta de quando em vez!
Do lado sul o estendal tinha voado e jazia, todo partido, no logradouro. Um vaso com um cactinho bonito mergulhara e estava de pernas ao ar.


Fui buscar o estendal para o colocar no contentor que, estando no sítio, permanecia totalmente escancarado. Até que foi mto fácil pô-lo lá dentro.
E, perante este estado de coisas, desliguei água e gás e pus-me a caminho de Lisboa, para apanhar um autocarro que me levará até Aveiro e S. Pedro do Sul para um Natal diferente.

Já estou em Lisboa, mas depois da madrugada passada, nem pensava chegar cá. Tomei um café, redigi esta crónica e, daqui a pouco, irei de táxi para Sete Rios.
Este Inverno entrou em pleno, Deus nos ajude! Por um lado, como vou rumar a Norte, gostaria de encontrar paisagens nevadas, que na estrada , não.Por outro lado o desejo de fazer boa viagem é tão grande que, falar em neve , me mete medo. Até logo.

Hoje é
NATAL destas lembranças
Natal do meu viver
Natal destas crianças
Natal p'ra conviver.
Hoje é
NATAL do Deus Menino
Natal desta canção
Natal que canta hinos
Natal dos meus irmãos
Hoje é
NATAL multiplicado

Natal algo sofrido

Natal muito amado

Natal deste sorriso

Hoje é

NATAL tocam os sinos

Natal de um presépio

Natal de violinos

Natal um obséquio.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial