quinta-feira, 18 de setembro de 2008

viagens































DESFOLHADA

Fui ver o Minho verdinho com todas as suas belezas. A calma do rio, as uvas já bem maduras, as suas feiras e romarias, os cantares tão típicos, a célebre broa de centeio com milho e os rojões bem feitinhos . Delícias que os humanos tanto apreciam. O espectáculo das serras do Suajo e da Peneda e a Corunha ali tão perto.
Em Viana do Castelo subimos ao Monte Santa Luzia. O espectáculo da paisagem, a cidade a nossos pés e ao longe a bela praia de Ofir do outro lado do Lima.

No rio, vive ancorado o grande navio hospital Gil Eanes. Entrámos e foi muito giro tudo quanto se encontrou. Como se sabe, hoje funciona como Museu, mas, em tempos, serviu de apoio aos pescadores portugueses da pesca do bacalhau. No seu interior além das máquinas que o movimentavam, viu-se o consultório médico, o aparelho de raio X, as camas dos doentes, a sala de jantar e pequenas salinhas de lazer e jogos, a padaria e a cozinha, a barbearia, balneários e até laboratório de análises clínicas.

E subimos, subimos mais para norte. Fomos para Valença onde jantámos e dormimos. Fiquei admiradíssima com a imensa quantidade de comércio de têxteis, bem como de população espanhola. Quase parecia que estávamos em casa dos vizinhos.

Depois de um serão de bailarico, a cama onde se desaguou.

Ao outro dia Melgaço, Monção e Valença. A visita a uma quinta onde pudemos observar vinha (com uvas) de alvarinho. Visita às caves, prova de diferentes vinhos com a marca alvarinho e almoço.

E começou o regresso.

Etiquetas:

3 Comentários:

Blogger alcinda leal disse...

Belo passeio!
O Minho é a região do continente que eu mais gosto! O seu verde deslumbra-me e o som( quase música) da água a correr algures...
Depois é tudo o que a Luisa refere!
Uma beleza!
Bjs

18 de setembro de 2008 às 12:17  
Blogger biabisa disse...

Obrigada por ter entrado. Como tenho andado na mó de baixo, devido às imensas dôres que me têm provocado uma contractura muscular, o seu comentário até foi bálsamo.Bjs Luísa

22 de setembro de 2008 às 19:12  
Blogger biabisa disse...

Obrigada por ter entrado. Como tenho andado na mó de baixo, devido às imensas dôres que me têm provocado uma contractura muscular, o seu comentário até foi bálsamo.Bjs Luísa

22 de setembro de 2008 às 19:12  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial