segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Carn(e) + a + val

Apeteceu-me partir, a meu modo, a palavra Carnaval, procurando, também a meu modo, o significado possível.
Assim, e porque esse domingo também se denomina de "Gordo", todas as pessoas se deverão, querendo, alimentar de carnes. Na Beira é rei o "bucho" que resultou do "Tó" assassinado pelo Natal ou pouco antes e que consiste numa bexiga cheiinha de bocaditos de carne e ossinhos, sêca ao fumeiro. Porque muito bem temperado, esse bucho é muito apreciado nas zonas beirãs e consumido nestes dias. Aliás, toda a gastrnomia desta altura são enchidos. Lembro-me muito bem de comer farinheiros (de pão) assados no forno, morcela (que a da Guarda tem fama) e chouriças assadas em álcool. Também há quem goste de tudo isto cozido.
Depois de falar na "carne" da palavra Carnaval, chego ao "sufixo" val. Porque era preciso folia para depois se entristecer na Quresma, as pessoas davam largas a toda a sua energia, convivendo um pouco mais, ao som de uns, bem ingeridos, goles que originavam a alegria precisa. E, então, apareceria a palavrita "vale" forma de valer, pois também surgia junto com folia o provérbio - NO CARNAVAL TUDO VALE - ou " No carnaval ninguém leva a mal". Tanto um como outro provérbio são certos, mas para a formação da palavra o 1º é o melhor.
Assim fiz entender, a meu modo, a palavra Carnaval. A meu modo, repito, porque não fui pesquisar. Apenas me falta colorir este texto com confetti e serpentinas - porque a côr também é Carnaval. E viva ele ... Pum!

Etiquetas:

1 Comentários:

Blogger alcinda leal disse...

Gostei da explicação« a seu modo» e das tradições gastronómicas de que falou. Agora pergunto eu:tem ido ao corso, já se mascarou?
Eu gostei de ver o concurso de mascaras de sábado!
Ontem era um mar de gente,nem se conseguia romper!Neste momento preparo-me para ir ao corso e tirar umas fotos...Que sabe se depois as publicarei aqui no blogue?

5 de fevereiro de 2008 às 14:58  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial