O último dos santos populares


Etiquetas: festividades
Sou mulher curiosa com 72 anos. Estou experimentando esta coisa que me parece um bocadito complicada ainda. Também a minha idade não me mostra facilidades. Será que fui capaz? prometi um abraço ao Mestre. Gosto mais de o tratar assim.
Etiquetas: festividades
Etiquetas: festividades
Etiquetas: festividades
Etiquetas: festividades
Gosto muito desta imagem. Além de Sto casamenteiro, é um santo muito popular e alegre. À volta dele e sobre as meninas com vontade de casar, contam-se imensos episódios engraçados.
1º Em tempos longínquos conta-se que a imagem de Sto António era construída com um Menino solto do próprio santo. Nas noites de 12 para 13 de Junho e como as igrejas não fechavam, havia meninas que se dirigiam à Igreja, tiravam o Menino à imagem, enquanto que prometiam ao santo devolvê-lo no dia do casamento. Muitas vezes não havia casamento e o Menino não voltava à imagem. Após tantos desaparecimentos, a Igreja resolveu segurar o Menino de enconto ao peito do Santo.
2º Outras jovens havia que nessa noite colocavam o santo de pernas ao ar, prometendo pô-lo na posição erecta logo que as casasse. Pobre santo!
3º Outras rezavam trezenas, sempre pedindo marido ao santo. E atando-lhe os pés com uma fita de seda "obrigavam" o pobre do santo a não sair do altar enquanto as não casasse.
Num vaso de mangerico
entreguei meu coração
Fiz minhas pazes contigo
Rezei-te uma oração.
-------------------------------
Ó meu rico Sto António
Dá-me cá a tua mão
Vem saltar uma fogueira
Comer sardinha no pão
--------------------------------
Etiquetas: pessoas
Etiquetas: passeios